domingo, 27 de novembro de 2011

Cabelos Encaracolados --- O que fazer?

Por norma quem tem cabelo liso sonha ter cabelo encaracolado e quem tem cabelo encaracolado sonha em ter o cabelo liso. Eu tenho o cabelo bastante encaracolado, e há anos atrás, como não sabia cuidar e dominar os meus caracois eles pareciam "palha" e parecia que tinha uma juba de leão então detestava o meu cabelo, andava sempre com ele preso e sonhava ter o cabelo liso.


Entretanto, conheci uma rapariga brasileira, uma grande amiga, que tinha os caracois iguais aos meus, mas todos controlados e LINDOS, então perguntei o que é que ela fazia para domina-los. Aos poucos fui melhorando e actualmente faço o que quero do meu cabelo, tenho muitos cuidados e muita despesa mas no fim compensa. Secalhar algumas coisas que eu faço não são as mais certinhas, mas os cabelos não são todos iguais e às vezes para chegarmos ao ponto, temos de fazer várias experiências.


Algumas das coisas que se deve saber acerca dos cabelos encaracolaos é que quanto maior for a ondulação ao longo dos fios, mais frágeis e ressecados  se tornam porque a ondulação dos caracois dificulta a passagem da oleosidade natural do couro cabeludo para as pontas e quanto mais ressecados forem os fios menos definição vão ter, originando muito volume e fios frizados.


Então vamos aos cuidados que devemos ter com os nossos caracois:
  • Durante a lavagem:
    • Em primeiro lugar devemos lavar os cabelos com água morna porque a água quente resseca os fios e o nosso objectivo é hidrata-los;
    • Durante a utilização do shampoo, massaja o couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca esfregar pois quebra os fios), eu por exemplo fico bastante tempo a massajar, até sabe bem :) ;
    • Não é recomendado usar o shampoo em todas as lavagens, no máximo 3 vezes por semana;
    • Uma regra bastante importante, é usar SEMPRE o amaciador, e deixar actuar no mínimo 3 minutos;
    • Em relação à utilização da mascara, a frequência da sua utilização vai depender do tipo de oleosidade dos fios, se os cabelos forem muito secos então a mascara deve ser utilizada mais vezes;
  • Depois da lavagem:
    • Usar diariamente o creme de pentear, vai ajudar a desembaraçar os fios;
    • E agora escova ou pente? Eu posso recomendar um tipo de escova e um tipo de pente.
      •  Escova-raquete, penteia o cabelo sem partir pois os pitonzinhos são flexíveis, o cabelo vai ficar uniformizado e como é resistente ajuda a desembaraçar;
      • Pente de madeira de dentes largos: eu digo de madeira porque tenho experiências com pentes de materiais menos resistentes e partiram. este tipo de pentes vai soltar os caracois e não parte os fios;
      • Ao pentear, começa-se nas pontas e acaba-se nas raízes;
      • Nuna mas nunca pentear o cabelo seco, é a pior coisa que se pode fazer, pentear o cabelo só molhado.
      • Para finalizar o penteado e moldar os caracois eu uso espuma para caracois definidos ou então o próprio amaciador.
      • Não convem usar o secador, o melhor é deixar secar naturalmente, ou então se o cabelo estiver muito molhado, apertar uma so vez os cachos com a toalha, mas é mesmo levezinho porque quando os fios estão molhados são muito frageis e a toalha pode arrepiar os fios...
      • Uma vez definido o penteado, não mexas muito no cabelo para nao estragar os caracois e levantar volume.
Espero que gostem das dicas, se tiverem alguma dúvida é só perguntar...bjOkas

1 comentário:

  1. Olá tudo bem??

    Você comentou no meu blog e agora estou aqui para retribuir o comentário!
    Claro que estou te seguindo, se ainda não me segues, peço que sigas por favor!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderEliminar

Vamos lá comentar!!!